Como uma mudança de calendário fez do 1º de Abril uma data que cruza a história como o Dia da Mentira
A explicação mais aceita para a origem do “1º de Abril” como “Dia da Mentira”, remonta à França, durante o reinado de Carlos IX (1560-1574).
Nessa época, o Ano Novo era celebrado juntamente com a chegada da Primavera, em 25 de março. As festividades, nas quais as pessoas presenteavam umas às outras, duravam uma semana a partir de 25 de março, ou seja, encerravam-se em 1º de abril. Contudo, em 1562, por determinação do Papa Gregório XIII (1502-1585), através da bula “Inter gravissimas”, foi instituído um novo calendário aos cristãos, que ficou conhecido como “Calendário Gregoriano”, no qual o Ano Novo tinha como data 1º de janeiro – e é daí que vem nosso costume.
O fato é que o regente francês só acatou tal ordem em 1564, sendo que mesmo após tal aceitação, pelos mais variados motivos, a população ficou dividida quanto à data realmente válida. Com isso, muitos franceses seguiram comemorando a data antiga, visto que já era uma tradição.
Como o mundo sempre esteve repleto de engraçadinhos e zombeteiros, em virtude dessa confusão, os franceses que seguiram comemorando a data que havia sido oficialmente invalidada, passaram a ser alvo de todo tipo de chacotas e piadas em forma de mentira por parte daqueles que se adaptaram ao novo calendário. Os desatualizados e/ou teimosos eram considerados os “bobos de abril” ou “tolos de abril”.
O tempo passou, a ideia migrou pelo continente europeu e foi parar na Inglaterra. É daí que “April Fool’s Day” (inglês para “Dia dos Tolos de Abril”) tornou-se o termo até hoje usado para se referir ao que chamamos em português simplesmente de “1º de Abril” ou “Dia da Mentira”. Como é evidente, anos depois, o conceito cruzou oceanos e se espalhou pelo mundo.
As formas de se criar e propagar mentiras de 1º de abril seguiram a evolução social e tecnológica, e hoje você pode encontrar inúmeras mentiras dessa data em diversos formatos, principalmente na Internet. A coisa tomou tal proporção, que além de muitas matérias sobre o assunto, há inclusive um site dedicado a catalogar brincadeiras do Dia da Mentira na rede mundial de computadores desde 2004, o “April Fool´s Day On The Web”, onde você pode navegar pelos links separados por ano. Vale no mínimo pela curiosidade: April Fool´s Day On The Web
Agora que você já sabe (ou relembrou) um pouco da origem, espero que redobre a atenção e não caia em (muitas) mentiras de 1º de abril Internet afora.
Aproveite também para ouvir nossa playlist preparada por Ricardo Batalha no Spotify Brasil para este 1º de abril, só com músicas cujos nomes tenham a palavra “lie” (mentira) e suas variantes. E isso NÃO é piada, só música pra valer: Playlist Temática Rockarama por Ricardo Batalha