Design futuristas e tecnologias ainda distantes da atualidade marcam um projeto que visa o conforto e praticidade
A Airbus acaba de anunciar um novo projeto conceitual de carro e drone chamado Pop.Up. Por mais que esse tipo de ideia apareça às centenas hoje em dia, este novo conceito se diferencia dos demais, principalmente na simplicidade de transição entre o modo carro e o modo drone e a integração entre ambos. E vai além.
Pop.Up possui um monocoque (ou “cápsula de passageiros”, segundo a Airbus) pequeno, do tamanho de um carro Smart, que pode ser usado em vários modos de transporte. O vídeo conceitual representa uma mulher acionando a cápsula para recebê-la em casa e parte no modo de auto-condução. Após levá-la até um estacionamento, um drone de quatro hélices é acoplado, deixando para trás o “modo carro” e voando pelo restante do caminho. No vídeo também é sugerido um modo no qual as cápsulas são acopladas numa espécie de trem.
Outro fato notório no Pop.Up é que tudo gira em torno da inteligência artificial e gadgets de controle que ainda aparentam estar bem distantes da nossa realidade atual. Mas, no geral, poderia ser até crível. O crédito do conceito também fica para a italiana Italdesign, que já trabalho ao lado de carros como o Volkswagen Golf e conceitos da BMW, Alfa Romeo e outros.
Não existe uma previsão de aplicabilidade do projeto por parte da Airbus.