Assistidos e Reassistidos: A Floresta das Esmeraldas

Alexandre Callari, cinéfilo compulsivo, assiste praticamente a um filme por dia e, de vez em quando, resolve compartilhar a experiência na seção Assistidos e Reassistidos.

A Floresta das Esmeraldas | Rockarama

A Floresta das Esmeraldas
The Emerald Forest
Ano: 1985
Diretor: John Boorman
Com: Powers Boothe, Meg Foster

Classificação:

Filmão! Esta produção norte-americana filmada inteiramente no Pará e com um elenco de suporte todo brasileiro foi o longa-metragem que tratou com mais respeito e dignidade os índios da floresta tropical amazônica. Ao menos que eu tenha visto.

Na trama, baseada em fatos reais, o engenheiro responsável pela construção de uma barragem no Rio Amazonas tem seu filho raptado por uma tribo indígena que nunca tinha tido contato com brancos antes. Ele passa dez anos procurando o garoto. Sim, dez anos! Mas isso não é a história do filme, não. Isso é só o começo de um épico grandioso que culmina numa guerra entre duas tribos, com os brancos envolvidos no meio (dando um jeito de corrompê-las, claro). É uma pena que as cenas de luta e perseguição sejam fracas, senão com certeza teria dado cinco estrelas.

Em tempo, o filme é quase inteiro falado em língua indígena (não sei qual), inclusive por Powers Boothe, que também arranha um português. Foi um achado interessante e merece ser conhecido.

Banner Burn Artworks

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários