Alexandre Callari, cinéfilo compulsivo, assiste praticamente a um filme por dia e, de vez em quando, resolve compartilhar a experiência na seção Assistidos e Reassistidos.
Armas na Mesa
Miss Sloane
Ano: 2016
Diretor: John Madden
Com: Jessica Chastain, Mark Strong
Classificação:
Acredito que fãs do lado político da série “House of Cards” vão curtir este filme que gira em torno de uma lobista, contratada para convencer senadores dos EUA a aprovarem uma lei em prol do controle de armas. O texto é ágil e inteligente; às vezes é até difícil acompanhar o raciocínio de todo panorama político que está rolando.
A Sloane do título original é uma personagem problemática, impiedosa e implacável, sistemática e inteligente – ela é mais máquina do que ser humano, e sua batalha nos bastidores contra os adversários é empolgante. O final traz uma bela reviravolta e reforça valores que vão sendo sugeridos ao longo de toda a película.
Jessica tem um trabalho magnífico aqui e o diretor John Madden, o mesmo de “Shakespeare Apaixonado”, sabe disso e a deixa brilhar. Seu presença agiganta a tela, a interpretação é intensa, realista e cheia de camadas. E ela é um colírio para os olhos.
Um bom filme que discute várias questões contemporâneas, sendo as principais o uso permissivo de armas pela população em geral, o papel atual do representante político, a importância da mulher como fator decisivo na tomada de decisões da sociedade contemporânea e as consequências que o assédio moral podem ter. Muito bom.