Alexandre Callari, cinéfilo compulsivo, assiste praticamente a um filme por dia e, de vez em quando, resolve compartilhar a experiência na seção Assistidos e Reassistidos.
Os Arquivos de Beethoven
Die Akte Kleist
Ano: 2013
Diretores: Ralf Pleger, Hedwig Schmutta
Com: Lars Eidinger, Pheline Roggan
Classificação:
Um documentário alemão interessante centrado no problema de surdez que Beethoven atravessou. Baseado totalmente nas cartas deixadas por ele e em seu testamento descoberto recentemente no fundo falso de uma gaveta, revela algumas questões assombrosas, como o fato de ele ter começado a perder a audição aos 31 anos (ele morreu aos 56). Isso significa que grande parte da sua obra, incluindo dezenas de sonatas, a ópera Fidelio e principalmente as nove sinfonias foram escritas nessas condições.
É um filme interessante e só não dei quatro estrelas porque estrapola pouco sobre os mecanismos que o possibilitaram tamanha façanha. Gostaria de ter visto explicações de médicos sobre como a mente dele supostamente recriava sons com perfeição e exatamente como ele “escutava” as vibrações. Mas há um momento incrível em que eles mostram como ele “inventa” uma dissonância que, até então, não existia na música ocidental – mesmo assim, ele a cria e insere numa obra, fazendo-a soar dentro do contexto. O cara era um gênio incontestável.