Letras do novo álbum da banda italiana de prog metal tratam dos problemas causados pela insônia
A veterana banda italiana de prog metal Eldritch lançará seu novo álbum, “Cracksleep”, no dia 23 de março pela gravadora Scarlet Records. Musicalmente, o material foi descrito como o mais diverso do grupo até o momento, trazendo elementos do passado com uma pegada mais moderna.
“Certamente, ele tem aquela nossa pegada prog e a atmosfera obscura do início, mas com uma roupagem moderna. Pense em riffs de thrash, com vocais melódicos e sombrios, além de algumas partes instrumentais muito técnicas”, descreveu o vocalista Terence Holler. “Nós o consideramos o melhor álbum de todos! Nada mais, nada menos que isso”, acrescentou.
A temática, no entanto, aborda os problemas com a insônia, algo que Holler passou no último ano ao conciliar os trabalhos da banda com a construção da churrascaria La Porkeria BBQ. “O último ano foi muito difícil e estressante para mim. Investi mais de 300 mil dólares na construção da churrascaria La Porkeria BBQ ao mesmo tempo em que eu e Eugene começamos a preparar nosso 11º álbum de estúdio”, revela o vocalista. “Isto significa que eu estava trabalhando mais de 14 horas por dia e então tinha que compor à noite. A única saída para isso foi não dormir”, explica. “Assim, resolvi falar sobre esta experiência e sobre as diversas razões que podem desencadear a insônia e o sono irregular, que é o meu caso. Eu pego no sono, mas acordo apenas uma ou duas horas depois e aí não consigo mais dormir.”
Holler explica que uma das causas deste problema que vem passando com o sono irregular e a insônia foi a preocupação com as suas finanças. “Os prazos finais para construção e o estresse em ter que lidar com muitas empresas de serviços, como encanadores, eletricistas, etc. Mas há muitas outras razões para esse tipo de noites de coiote, como problemas de saúde, um amor novo, um amor perdido, uma excitação por coisas positivas ou depressão por coisas ruins”, detalhou.
Produzido pelo guitarrista Eugene Simone, “Cracksleep” foi gravado entre outubro e dezembro do ano passado no Bigwave Studios, em Livorno (ITA), e no ES Studios, em Rosignano Marittimo (ITA), com mixagem no Domination Studios, em San Marino, por Simone Mularoni. Já a arte ficou a cargo de Federico Mondelli (Be The Wolf).
Há vinte anos, o grupo lançou “El Niño”, que saiu no mercado brasileiro após a turnê em conjunta com o Angra na Europa. “Naqueles tempos éramos jovens e não tão maduros como agora em termos de composição, mas este álbum foi o que nos abriu para o mundo! Ele nos deu a chance de viajar tocando o nosso próprio estilo de música, o progressive thrash metal”, analisou Holler. “Não nos arrependemos de nada sobre aqueles tempos, mas finalmente atingimos o nosso ponto máximo de qualidade da banda agora, 27 anos depois da criação do Eldritch”, concluiu.
Sa faixas de “Cracksleep” são:
1. Cracksleep (intro)
2. Reset
3. Deep Frost
4. Aberration Of Nature
5. My Breath
6. Silent Corner
7. As The Night Crawls In
8. Voices Calling
9. Staring At The Ceiling
10. Night Feelings
11. Hidden Friend