Por meio de uma parceria com a GREEN Eletron, ABINEE e Sintronics, Facens abre um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para a comunidade descartar desktops, notebooks, impressoras, aparelhos de celular, tablets, monitores, retroprojetores, scanners, suprimentos de impressão e partes e peças de equipamentos eletroeletrônicos
Moradores de Sorocaba e região metropolitana já têm onde descartar de maneira correta eletroeletrônicos em desuso. Basta ir até a Facens que, graças a uma parceria do seu Smart Campus com a GREEN Eletron (entidade gestora para logística reversa de eletroeletrônicos), a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica), e o Sintronics, centro de inovação e tecnologia, se tornou o primeiro posto de coleta de equipamentos de pequeno e médio porte de Sorocaba.
A iniciativa faz parte do projeto experimental da Política Nacional de Resíduos Sólidos, LEI Nº 12.305, sancionada em agosto e regulamentada em 2010, que reúne o conjunto de diretrizes e ações que devem ser adotados para a gestão e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.
“Consideramos essa parceria de extrema importância, pois vai de encontro com a política ambiental que a Facens defende e que está alinhada com as diretrizes da logística reversa e com os três erres da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, diz Luciana Gomes, coordenadora de Projetos do Smart Campus da Facens.
O PEV (Ponto de Entrega Voluntária) fica no campus da faculdade (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista – Sorocaba) e pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Todos os materiais descartados serão entregues ao Sintronics, que fará a separação dos componentes e reaproveitará a matéria-prima na produção industrial.
Criada há mais 40 anos, a Facens é uma das mais reconhecidas faculdades de Engenharia do País, com foco na formação do engenheiro cidadão e um índice de 93%* de formandos inseridos no mercado de trabalho (*média dos últimos 10 anos). Atualmente oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e, em 2018, inicia a formação também de profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Também tem 22 cursos de pós-graduação, MBA e especialização. Em seu campus com 100.000 m², em Sorocaba, mais de 4.000 alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados.
Na área de inovação, a Facens conta com o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T) e o Smart Campus (laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, premiado pela ABMES e GS-1 no Brasil e na Smart Cities UK Expo).