Confira o placar de jogos de futebol realizados em grandes estádios após os primeiros megashows de rock no Brasil
Assim como a música, o futebol é movido pela paixão. Mais ainda em ano de Copa do Mundo, quando todas as atenções se voltam não só aos selecionados que disputam a competição. A cada edição, estatísticas e curiosidades são apresentadas pela imprensa e discutidas pelos torcedores. Muitos destes, por sua vez, participam de campeonatos de FIFA (EA Sports), PES/Pro Evolution Soccer (Konami), Football Manager (Sports Interactive/Sega), Dream League Soccer (First Touch Games) ou voltam à infância colecionando o álbum oficial da Copa do Mundo da Panini.
O canal History já anunciou uma programação especial sobre a “História do Futebol” trazendo, de 28 de maio a 10 de junho – antes do início da Copa do Mundo da Rússia, que vai de 14 de junho a 15 de julho –, uma série de conteúdo temático de qualidade, além de documentários originais. Pensando nisso, fomos pesquisar quais times se deram bem depois dos primeiros megaeventos de rock realizados em estádios de futebol no Brasil: Queen, em 1981, e Kiss, em 1983.
Queen – 1981
Após passagens de Carlos Santana em 1973, Alice Cooper em 1974, Rick Wakeman em 1975, Genesis em 1977 e Peter Frampton em 1980 e 1982, todos com shows em ginásios e arenas, o primeiro grupo de rock a realizar um megaevento em um estádio de futebol, o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), foi o Queen, que se apresentou nos dias 20 e 21 de março de 1981.
Na ocasião, a “South America Bites The Dust” promovia o álbum “The Game” (1980), e o baixista John Deacon chegou a usar a camisa do São Paulo Futebol Clube, que disputava o Campeonato Brasileiro. As atenções dos torcedores, porém, estavam voltadas para a Seleção Brasileira, que tinha acabado de obter a sua classificação para o Mundial da Espanha ao bater a Bolívia por 3 a 1, no Maracanã, com três gols de Zico.
Mesmo assim, o Queen deu sorte para o Tricolor Paulista, pois em jogo válido pela quinta rodada do Brasileiro, realizado no dia 1º de abril de 1981, o São Paulo bateu a Internacional de Limeira com gols de Serginho e Getúlio. No entanto, o clube acabou com o vice-campeonato daquele ano, vencido pelo Grêmio com um gol de Baltazar no segundo jogo da final, também disputada no Morumbi, em 3 de maio.
Post relacionado:
– Queen: o primeiro grupo de rock a tocar no Morumbi
Kiss – 1983
Quando o Kiss aportou por aqui em junho de 1983, durante a “Creatures of The Night Tour”, se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Morumbi, após o show do quarteto americano de hard rock no dia 25 – o último com a maquiagem característica da banda, que a tirou em seguida para lançar o álbum “Lick it Up” -, o Palmeiras levou a melhor.
O São Paulo, dono do estádio, bateu o América de São José do Rio Preto por 2 a 0, mas o jogo, realizado no dia 26, foi no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica) para que o Morumbi pudesse abrigar o clássico Corinthians x Palmeiras. A parafernália do Kiss ainda estava sendo desmontada, mas, no dia seguinte ao show, o estádio abrigou o derby, válido pelo primeiro turno do Campeonato Paulista.
“Vi o ensaio do Kiss num sábado à tarde no Morumbi e no domingo teve Palmeiras e Corinthians. O show foi sábado à noite, e no dia do jogo você nem via a torcida e o gol. O palco estava atrás do gol da entrada e não dava para você ter noção de onde estava a trave! Ficava escuro. Você via o goleiro e os outros caras, mas não sabia onde estava a trave. Foi 2 a 1 para o Palmeiras”, recordou o apresentador e ex-jogador Walter Casagrande Jr. em entrevista a este repórter, publicada na revista Roadie Crew.
Porém, no jogo seguinte, cinco dias após o tanque de guerra na bateria do saudoso Eric Carr estremecer o Morumba, o Timão bateu o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 1, com 2 gols de Biro-Biro, 1 de Sócrates e 1 de Casagrande. A mesmas estruturas tubulares da Rohr ainda estavam atrás do gol do portão de entrada do Morumbi naquela partida válida pelo Campeonato Paulista.
Já no Rio de Janeiro, o campeonato estadual só teve início em 2 julho de 1983. O Flamengo estava disputando a Libertadores da América, mas foi eliminado ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Grêmio, campeão do torneio sul-americano daquele ano. O jogo, válido pela primeira fase, ocorreu no Maracanã em 5 de junho, duas semanas antes de o Kiss bater o seu recorde de público, tocando para 137 mil pessoas.
Já após o show no Mineirão, em 23 de junho, o Kiss também deu sorte para o Atlético-MG, que bateu o América-MG por 1 a 0. O vocalista e guitarrista Paul Stanley chegou a usar uma camisa do Galo, que acabou se sagrando campeão mineiro daquele ano, seu sexto título consecutivo. Curiosamente, o artilheiro do time foi o saudoso Paulinho Kiss (Paulo Roberto Patrício de Sousa), que anotou 13 gols. Autor também do milésimo gol do estádio do Mineirão, ele ganhou o apelido justamente por causa da banda americana. Quem diria…
Galeria de fotos (clique na seta inferior para visualização em tela cheia):