Banda lança videoclipe e divulga todas as informações do novo trabalho, “Prequelle”
O Ghost anunciou “Prequelle” como o título de seu novo álbum, previsto para ser lançado em 1º de junho pela Loma Vista Recordings. O trabalho foi gravado no ano passado nos estúdios da Artery, em Estocolmo, com o produtor Tom Dalgety, e foi mixado em janeiro no Westlake Studios, em West Hollywood, Califórnia, com o lendário Andy Wallace.
A banda lançou ‘Rats’, primeiro videoclipe para a divulgação de “Prequelle”, que pode ser visto acima. Ele foi dirigido por Roboshobo (também conhecido por Robert Schober), que trabalhou anteriormente com o Metallica, Alice in Chains, Mastodon, Green Day, entre outros.
“Prequelle” marca a estreia de Cardinal Copia, o novo Papa do Ghost, que aparentemente não faz parte da linhagem Papa Emeritus, ostenta um bigode fino e tem heterocromia iridum, uma condição em que as íris dos olhos têm cores diferentes.
O último Papa, Papa Emeritus III, foi tirado à força do palco durante o último show da turnê “Meliora” no ano passado, com Papa Emeritus Zero entrando em cena e anunciando o início da “Idade Média”. Claro, todos os papas, exceto o mais velho, Zero, são o mesmo homem, Tobias Forge, vocalista e fundador do Ghost.
O novo alter ego de Forge fará sua estréia ao vivo em 5 de maio, quando a banda sueca inicia uma série de shows na América do Norte em Riverside, Califórnia. Batizada como “Rats On The Road”, a turnê promoverá “Prequelle”.
“Ele é vagamente temático em torno do conceito de morte e destruição”, revelou Tobias Forge sobre “Prequelle” ao Revolver. “É um álbum temático em torno dos tempos medievais, mas está definitivamente apegado a muitas coisas atuais. A Peste Negra é uma grande exemplo de um ponto de inflexão para toda uma civilização. Vilas foram totalmente aniquiladas. A maioria das pessoas sabia muito pouco, então tudo era Deus ou o Diabo, e tudo em torno do questionamento da fé delas: ‘Por que estamos sendo atingidos por este grande flagelo? Deve ser por não temermos a Deus o suficiente’, e toda essa besteira supersticiosa.”
“Muito disso pode ser visto hoje em comportamentos online”, continuou ele. “Demos alguns passos atrás em muitas maneiras e agora as coisas estão mais próximas de como eram antigamente, quando as pessoas estavam na praça e, de repente, era como em ‘A Vida de Brian’, do Monty Python: ‘Apredenjem-no! Ra! Ra! Ra!’. Os julgamentos públicos são muito pouco supervisionados e extremamente rápidos, conectados com as partes mais primordiais em nós.”
Em uma entrevista para a Metal Hammer, Forge falou sobre a direção musical de “Prequelle”: “É um álbum que soa com muito brilho e muito pesado, eu diria. Mas não no ponto de vista da Metal Hammer, que deve ser metal atrás de metal. Mas é um disco pesado, com um tema carregado. Eu acho que o ambiente geral é muito sério.”
“Tecnicamente, uma música do Ghost pode ser apenas piano e voz, mas também um hard rock pesado e rasgado”, acrescentou ele. “Longe de mim querer me comparar a eles, mas acho que nosso modus operandi é um pouco parecido com o que o Queen fazia: apenas decidimos tocar músicas realmente boas e não focar muito em seguir uma receita.”
Tobias Forge teve a sua identidade relevada no ano passado, ao responder a uma ação movida por quatro ex-membros do Ghost, que o acusaram de enganá-los por suas partes legítima dos lucros nos álbuns e turnês mundiais.
As músicas de “Prequelle”, novo álbum do Ghost, são:
01. Ashes
02. Rats
03. Faith
04. See The Light
05. Miasma
06. Dance Macabre
07. Pro Memoria
08. Witch Image
09. Helvetesfönster
10. Life Eternal