Acordo visa acelerar o desenvolvimento econômico e social na América Latina e Caribe
A Microsoft e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram na terça-feira, 21 de março, em Washington, ações e projetos para promover a transformação digital em países da América Latina.
O acordo busca a adoção rápida de novas tecnologias por governos federais, regionais e locais, e também por empresas e serviços governamentais oferecidos aos cidadãos na América Latina e no Caribe. O uso de computadores em nuvem, Big Data, análise de dados e Internet das Coisas são formas de acelerar o desenvolvimento econômico e social desses países.
“A nuvem oferece aos governos, instituições e organizações uma capacidade virtual ilimitada e uma plataforma segura e confiável para a transformação digital, que auxiliará no crescimento econômico e social dessas nações”, explica César Cernuda, Presidente da Microsoft América Latina. “Esse tipo de acordo nos permite trabalhar de mãos dadas com organizações como o BID para assegurar que exista todo o necessário para que a transformação digital seja uma realidade nas comunidades latino-americanas”, completa.
As áreas com prioridade na parceria entre a Microsoft e o BID para ações conjuntas são:
- Apoio aos esforços do BID em desenvolver capacidade institucional em relação à privacidade, segurança, regulamentação, aquisição e transparência do computador em nuvem
- Explorar como o Gráfico Econômico, do LinkedIn, pode apoiar departamentos públicos da região para conectar a força de trabalho com oportunidades de emprego
- Colaborar por meio do LinkedIn com o ConnectAmericas.com, a rede social empresarial para pequenas e médias empresas criada pelo BID, que tem como propósito identificar quais capacidades essas empresas precisam ter para se internacionalizarem e se inserirem em cadeias de fornecimento de grandes empresas e governos
- Maximizar a iniciativa da Economia do Conhecimento, do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do BID, para habilidades digitais e empreendimento, por meio dos Centros de Inovação da Microsoft (MIC)
- Promover cenários em Nuvem que contribuam para o desenvolvimento e a implementação de iniciativas regionais lideradas pelo BID para melhorar a gestão de informação, transparência e eficiência dos investimentos públicos e a administração digital fiscal
“Essas ações entre o BID e a Microsoft farão com que a transformação digital seja um agente para avanços econômicos e sociais na região”, afirma Bernardo Guillamon, Gerente do Escritório de Alianças Estratégicas do BID. “Vamos continuar com nossa tradição de trabalhar em aliança com o setor privado para promover o fortalecimento institucional e a geração de soluções inovadoras de desenvolvimento que beneficiem nossas sociedades, especialmente em temas relevantes como a revolução digital”, acrescenta.
Luiz Ros, Assessor Especial em Inovação do BID, acrescenta: “A adoção da computação em nuvem é uma prioridade para a região, uma vez que permitirá aos governos a melhor promoção de serviços à população e ajudará as empresas com eficiência, redução de custos e novas capacidades em diferentes setores da economia. Além disso, a nuvem terá um impacto positivo na criação de novos empregos e novos negócios, em particular pequenas e médias empresas”.