Oito dicas de segurança para quem quer investir em moedas digitais

O CSO do Mercado Bitcoin, Galeno Garbe, elencou as principais medidas para os usuários cadastrados em uma corretora protegerem seus dados

Galeno Garbe dá dicas de como proteger suas moedas digitais | Foto: divulgação
Galeno Garbe dá dicas de como proteger suas moedas digitais | Foto: divulgação

Quem investe ou planeja investir em moedas digitais, ou criptomoedas, precisa ter em mente que um dos cuidados essenciais para evitar problemas é reforçar o cuidado com a segurança da informação.

De acordo com Galeno Garbe, CSO do Mercado Bitcoin, assim como qualquer outra transação online, a negociação das moedas digitais exige alguns cuidados básicos por parte dos internautas.

“A proteção de dados pessoais é fundamental na internet, na medida em que o volume e a sofisticação dos ataques e fraudes online crescem de forma exponencial”, afirma o CSO do Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina. “Assim, quem já investe ou planeja investir em bitcoins ou outras moedas digitais deve estar atento à segurança da informação”, complementa.

A seguir, Galeno Garbe dá oito dicas de como evitar problemas de segurança nas negociações de moedas digitais:

Escolha uma exchange (corretora) confiável: Na hora de escolher uma corretora para negociar as moedas digitais, o usuário precisa buscar informações sobre a reputação da empresa e entender se a mesma tem uma infraestrutura tecnológica confiável e segura, com equipes dedicadas.

Navegue em sites seguros: Jamais clique em links inseridos em e-mails com propostas de investimentos em criptomoedas e evite fazer negociações em sites desconhecidos. Uma forma de validar o endereço eletrônico é digitá-lo diretamente no navegador.

Crie uma senha forte: No momento de cadastrar-se na corretora para comprar as moedas digitais, o investidor deve escolher uma senha de acesso com 15 caracteres ou mais, que combine números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. É importante também que nunca compartilhe esta senha e não a utilize em outros serviços, como e-mails e acesso a perfis em redes sociais.

Use a autenticação em dois passos: O internauta deve instalar um aplicativo que realize esse tipo de autenticação, no qual, além de login e senha, deve fornecer um token – uma sequência de números que aparece no aplicativo de celular no momento de cada login.

Utilize um sistema para monitorar vazamento de senhas online: Vale utilizar serviços online gratuitos que notificam o internauta sempre que suas senhas vazam na internet, o que permite trocar imediatamente a senha – e não reutilizá-la – quando isso acontece. Alguns exemplos de sites que oferecem esse serviço são o haveibeenpwned.com/NotifyMe e minhasenha.com.

Evite utilizar computadores de outras pessoas: Sempre que for acessar a corretora de moedas digitais, o usuário deve utilizar seu próprio computador e evitar equipamentos de terceiros. Caso seja necessário acessar o site de um PC de outra pessoa, certifique-se de sair do serviço e não salvar senhas ou informações. Se for estritamente necessário fazer um de um computador compartilhado, faça uso da função “navegação anônima”. Ao concluir, feche completamente o navegador.

Um bom antivírus sempre ajuda: Utilize um bom antivírus e instale todas as atualizações solicitadas pelo sistema. No caso de máquinas Windows, o Defender (Gratuito) funciona perfeitamente. Entenda também que um antivírus não é impenetrável, portanto baseie sua segurança ao seu comportamento online mais do que na solução antivírus.

Não se conecte a redes Wi-Fi abertas: Na hora de acessar a Exchange, o internauta não deve usar redes Wi-Fi abertas (aquelas que não pedem senhas para a conexão inicial). Nesses casos, dê prioridade ao 4G do smartphone e o utilize como um roteador. Quando for “inevitável” usar o Wi-Fi público, é importante só acessar serviços em sites que utilizem HTTPS/SSL (cadeado no site).

The Secret Society 300

Últimas notícias

[td_block_social_counter custom_title=”SIGA O ROCKARAMA” header_color=”#b51c2a” facebook=”rockaramarocks” facebook_app_id=”184492152022640″ facebook_security_key=”cbb02711a74c79041165a05436b82199″ facebook_access_token=”184492152022640|MpsLSXM8JDPDVg6vKwy8BjG02AU” twitter=”rockaramarocks” instagram=”rockaramarocks” open_in_new_window=”y”]

Leia também

Comentários

comentários