Novo trabalho dos portugueses do Moonspell é conceitual sobre o terremoto que abalou Lisboa em 1755
A banda portuguesa Moonspell volta à cena com um novo e muito esperado álbum, intitulado “1755”. O lançamento ocorrerá no dia 3 de novembro pela Napalm Records e a expectativa é que seja superior a tudo que os fãs já ouviram do grupo.
Desde o primeiro segundo, a dramaturgia conceitual criada parece uma explosão na mente. “1755” é mais do que a nova obra de arte dos portugueses: é a versão musical de um ano de terror, quando um terremoto gigantesco destruiu Lisboa, a cidade natal da banda. Naturalmente, ele é todo cantado em português.
O frontman, visionário e alma misteriosa do Moonspell, Fernando Ribeiro comentou sobre o álbum: “Sou fascinado pela história de Portugal desde que me entendo por gente. O ano de 1755 marcou o nascimento de um novo Portugal. Muito mais do que o maior desastre natural já ocorrido em solo europeu – o Tremor de Lisboa – a consequência dos tremores não pode ser reduzida ao chocante número de mortos. De uma tragédia total, nasceu uma nova cidade, abrindo espaço para uma nova era, na qual os portugueses confiaram mais em si mesmos do que no governo ou na igreja, nos garantindo muito da cidade, do estado laico e a liberdade de expressão que usufruímos hoje. Este não é apenas um novo álbum para nós, é um documento histórico em forma musical e lírica, uma homenagem que prestamos ao nosso legado e às incríveis habilidades e superação de nossos compatriotas à época, à toda humanidade quando colocada de joelhos frente as violentas forças da Natureza e da Razão. O que quer que seja, é certo… e ainda assim a terra treme.”
O novo trabalho do Moonspell contou com produção de Tue Madsen (Meshugah, The Haunted, Dark Tranquility) e tem ainda a participação especial de Paulo Bragança, fazendo a voz de um anjo caído do fado, que é uma grande parte da cultura portuguesa. Seus vocais estão na faixa “In Tremor Dei” (“Medo de Deus”).
Confira o tracklist de “1755”
1. ‘Em Nome Do Medo’
2. ‘1755’
3. ‘In Tremor Dei’ (participação de Paulo Bragança)
4. ‘Desastre’
5. ‘Abanão’
6. ‘Evento’
7. ‘1 De Novembro’
8. ‘Ruínas’
9. ‘Todos Os Santos’
10. ‘Lanterna Dos Afogados’