Morre o produtor Carlos Eduardo Miranda

Figura de extrema relevância do rock independente brasileiro, Miranda faleceu na noite de ontem após mal súbito

Carlos Eduardo Miranda | Foto: divulgação - Sesc Thermas
Carlos Eduardo Miranda | Foto: divulgação - Sesc Thermas

Carlos Eduardo Miranda, conhecido produtor, jornalista, músico e crítico musical, nos deixou na noite da última quinta-feira, 22, após sentir fortes dores de cabeça. O artista, que havia completado 56 anos na véspera, estava em casa com a família quando teve o mal súbito.

Miranda nasceu em Porto Alegre/RS e ganhou destaque na década de 1980, sendo músico atuante do cenário de rock alternativo do Rio Grande do Sul. Tecladista e compositor, fez parte de grupos locais que ganharam notoriedade nos anos 80, como Taranatiriça, Atahualpa Y Us Panquis e Urubu Rei, esta última com a qual participou da histórica coletânea “Rock Garagem” (1984), com a faixa ‘Urubu Rei’.

Mudou-se para a capital paulista e começou a escrever sobre bandas independentes na extinta revista Bizz e se envolveu com o cenário independente da cidade, com bandas como Akira S e As Garotas que Erraram. Como crítico, logo se destacou pela polêmica em suas resenhas.

Nos anos 90, Miranda foi mentor dos selos Banguela Records e Excelente Discos, lançando no mercado e/ou produzindo nomes como Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de Ser Sexy, Móveis Coloniais de Acaju, MQN, Mundo Livre SA, Graforréia Xilarmônica e Volkana, entre outros. Ainda naquela década, fã declarado de videogames, Miranda fez participações na revista Ação Games, publicada pela Editora Azul, a mesma da Bizz.

Com a popularização da música no formato MP3, Miranda criou e dirigiu o site Trama Virtual, projeto de distribuição online de artistas independentes que iniciou em 2002 e durou mais de uma década.

No entanto, a notoriedade para o público em massa veio quando foi para a TV, no canal SBT, participando como um dos jurados do programa “Ídolos”, nas primeiras duas temporadas, em 2006 e 2007, além de “Astros” (2008 a 2013), “Qual É o Seu Talento?” (2009 a 2012) e “Esse Artista Sou Eu” (2014). Em 2006, produziu o CD “Acústico MTV” de Lobão, vencedor do prêmio de melhor álbum de rock no Grammy Latino.

“Muito triste a notícia… Miranda, um cara do bem. Quando ele produziu o primeiro LP da Volkana, muitas ideias foram dadas por ele!”, declarou o baterista Sergio Facci (Vodu, Volkana) ao Rockarama. “Aquele foi meu primeiro trabalho com um produtor nacional e tive total liberdade para tocar! Além disso, ele foi um cara muito importante para o rock nacional! Partiu muito cedo, mas a vida é assim. Força para os familiares e, principalmente, sua esposa e sua filhinha.”

Diversos artistas que trabalharam com Miranda prestaram suas condolências nas redes sociais.

Carlos Eduardo Miranda era casado com Isabel Hammes, cantora e preparadora vocal, com quem teve a filha Agnes.

Sioux 66 banner

Últimas notícias

[td_block_social_counter custom_title=”SIGA O ROCKARAMA” header_color=”#b51c2a” facebook=”rockaramarocks” facebook_app_id=”184492152022640″ facebook_security_key=”cbb02711a74c79041165a05436b82199″ facebook_access_token=”184492152022640|MpsLSXM8JDPDVg6vKwy8BjG02AU” twitter=”rockaramarocks” instagram=”rockaramarocks” open_in_new_window=”y”]

Leia também

Comentários

comentários