Morre Chuck Berry, ícone do rock’n’roll

O mundo perde o primeiro-ministro do rock’n’roll

Chuck Berry morre aos 90 anos de idade | Foto: divulgação
Chuck Berry morre aos 90 anos de idade | Foto: divulgação

Após responder a um chamado de emergência médica, a polícia de St. Charles (EUA) chegou à rua Buckner por volta das 12h40 deste sábado (18). Lá, os policiais encontraram um homem inconsciente e tentaram salvá-lo. Não foi possível. O homem de 90 anos de idade foi dado como morto às 13h26. Era Chuck Berry, o chamado “primeiro-ministro do rock’n’roll”.

Sessenta anos após o debut “After School Session”, o cantor e guitarrista que nasceu para quebrar regras e tinha uma postura cênica que originou a ‘dança do pato’ (duck walk), estava prestes a soltar um novo trabalho de estúdio, “Chuck”, que seria o primeiro a contar com material inédito desde “Rock It” (1979). Dedicado por Berry à sua esposa, Themetta Berry, o disco foi gravado em diversos estúdios em St. Louis. Ao lado de Berry nas gravações estiveram seus filhos, Charles Berry Jr. (guitarra) e Ingrid Berry (gaita), além da ‘The Blueberry Hill Band’, com Jimmy Marsala (baixo), Robert Lohr (piano) e Keith Robinson (bateria).

Nascido em 18 de outubro de 1926, em St. Louis, Missouri (EUA), o artista que codificou o som, o ritmo e a linguagem do rock’n’roll, foi apresentado a Leonard Chess, da Chess Records, através de Muddy Waters, lenda do blues, gravando a sua primeira música, “Maybellene”, em 1955. Além desta, é dono de uma constelação de músicas que definiram o sentido do rock, como “Roll Over, Beethoven”, “Rock & Roll Music” e “Johnny B. Goode”.

"Chuck" será lançado ainda em 2017 | Foto: divulgação
"Chuck" será lançado ainda em 2017 | Foto: divulgação

O influente Berry era o ídolo de músicos que se tornaram referência, como integrantes dos Beatles e Rolling Stones. No Brasil, era o herói internacional de Clemente Nascimento (Inocentes, Plebe Rude). “Meu herói, o cara que criou a batida do rock’n’roll, que todo mundo tenta imitar até hoje.”

“Chuck”, que agora será seu álbum póstumo, tem lançamento marcado para este ano pela Dualtone Records.

Sioux 66 banner

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários