Músico, que nos deixa aos 42 anos de idade, havia acabado de retornar de uma turnê bem-sucedida pela Europa
Na tarde de ontem, dia 27, o metal brasileiro entrou em luto ao perder um dos seus grandes representantes no mundo, o guitarrista Fabiano Penna, que tinha apenas 42 anos e era conhecido pela sua longa trajetória com o Rebaelliun, banda gaúcha de death metal.
Há poucos dias havia retornado da turnê europeia “Fight the Plague Tour 2018”, na qual o Rebaelliun girou o velho continente ao lado do Pestilence e Distillator.
“No início da década de 90, quando aprendi a tocar guitarra, nunca iria imaginar passar quase um mês dentro dum tourbus na Europa tocando toda noite com um dos pilares do death metal, o Pestilence”, comemorou Penna em sua página do Facebook, em 18 de fevereiro, pouco antes de fazer o último show da turnê, em Budapeste (HUN). “‘Testimony of the Ancients’ é um dos meus álbuns favoritos e em cima dele que me desenvolvi como guitarrista quando montei minhas primeiras bandas em Porto Alegre. Assisti eles todas as 21 noites até agora, assim como passagens de som e conversas que tive com o Patrick Mameli sobre música e os caminhos futuros do estilo que tocamos. Meu agradecimento especial a ele pela música do Pestilence, pela oportunidade e por ter apoiado o Rebaelliun durante a turne, muitas vezes inclusive pedindo pro público saudar nosso nome quando eles já estavam no palco. Que esse último show hoje seja excelente, vida longa ao death metal!”
Ao retornar ao Brasil, Penna se sentiu mal e desde domingo estava internado na UTI da Santa Casa de São Paulo com um quadro de infecção generalizada de causa desconhecida. Através das redes sociais, a banda, amigos e fãs se mobilizaram em uma campanha de doação de sangue e até mesmo pela procura de um médico infectologista que fosse capaz de diagnosticar o mal que sofria. Infelizmente, Penna não resistiu.
Através das redes sociais, o Rebaelliun fez um comunicado oficial: “Caros amigos, nem sei como começar esse post, mas é com imenso pesar que informamos que nosso irmão não resistiu e veio a falecer essa tarde. Ele será velado e cremado hoje à noite, em São Paulo/SP. Não temos como descrever a nossa gratidão pela corrente de pensamentos positivos, boas vibrações, e esperança no Fabiano.”
Ao lado de Fabiano Penna, membro fundador de banda, o Rebaelliun lançou o EP “At War” (1999) e os álbuns “Burn the Promised Land” (2000), “Annihilation” (2001) e “Hell’s Decrees” (2016). O músico gravou ao lado de nomes como Horned God e The Ordher e participou em registros do Andralls, Unearthly, Chaos Synopsis e Mysteriis. Como produtor, trabalhou ao lado do Horned God, Hatefulmurderer, Spell Forest, entre outros.
Ricardo Batalha, redator chefe da revista Roadie Crew e editor do Rockarama, comentou: “Estou devastado com a notícia da morte do guitarrista e produtor Fabiano Penna, da banda Rebaelliun. O conheci muito tempo atrás, quando ele dava os primeiros passos e integrava a banda Blessed, me enviando a demo-tape ‘Dissecation’ (1993) para o fanzine que eu editava com meu irmão, Frederico Batalha, o Silent Rage. Triste demais. Morreu muito cedo, 42 anos de idade. O metal brasileiro está de luto. Descanse em paz amigo, seu nome estará marcado para sempre na nossa história.”