Em março de 1981, banda britânica realizou shows históricos em São Paulo
Inaugurado em 25 de janeiro de 1970, com um empate em 1 a 1 entre São Paulo FC e FC Porto (POR), o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) passou a sediar, mais de dez anos depois, grandes eventos de rock ao ar livre. Quando o grupo inglês Black Sabbath se apresentou em 4 de dezembro do ano passado, aquele era o 164º show que o estádio já tinha abrigado. No entanto, o primeiro grupo de rock a realizar um megaevento por lá foi o também inglês Queen. Na ocasião, a “South America Bites The Dust” promovia o álbum “The Game” (1980).
Após cinco shows na Argentina, Freddie Mercury (vocal), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria) realizaram duas datas no Morumbi (20 e 21 de março de 1981), com um público total de 190 mil espectadores (80 mil no primeiro dia e 110 mil na segunda data). Na realidade, a banda até tentou organizar um show no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, mas o então governador do Rio de Janeiro, Antônio de Pádua Chagas Freitas, não permitiu a realização, alegando que o Queen não seria um evento “relevância cultural”, como a visita do Papa João Paulo II e o show do cantor Frank Sinatra em 1980.
Dois anos depois do Queen, o Kiss trouxe a “Creatures of the Night Tour/10th Anniversary Tour” ao estádio, onde se apresentou em 25 de junho de 1983 para 125 mil pessoas. A turnê ainda passou por Minas Gerais (Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão) e Rio de Janeiro (Maracanã), onde o grupo bateu seu recorde de público (137 mil pessoas) até então – a rede Globo apresentou um programa chamado “Kiss Especial”, exibido em 2 de julho de 1983, com entrevistas e a íntegra do show no Maracanã. Além disso, a excursão pelo Brasil ficou marcada como a última do quarteto, então formado por Gene Simmons (vocal e baixo), Paul Stanley (vocal e guitarra), Vinnie Vincent (guitarra) e Eric Carr (bateria), com as famosas maquiagens.
A construção do Morumbi teve início em 1952 e a inauguração parcial ocorreu em 2 de outubro de 1960, na partida entre São Paulo e Sporting Clube de Portugal (1 a 0). Quando inaugurado, o estádio tinha capacidade de público de 149.408 pessoas, bem maior que a de hoje, que é de 67.052.
O Morumbi hoje também sedia o primeiro e único estúdio de gravação musical construído dentro de um estádio de futebol, o Audio Arena, que tem como um dos sócios o publicitário e guitarrista Luiz Fernando Vieira, da banda Republica.
Leia:
“A Verdadeira História do Queen – Os bastidores e os segredos de uma das maiores bandas de todos os tempos” (Ed. Seoman)
Conheça:
Audio Arena – www.audioarena.com.br