Em acordo com a Proteste e a Inadec, SBT, Record e RedeTV concordaram em veicular seus sinais nas operadoras NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi após polêmica ocorrida em março
O grupo Simba Content, formado pelas emissoras SBT, Record TV e RedeTV chegaram a um acordo com a Proteste, Asssociação de Defesa do Consumidor, e com o Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), para restabelecer o sinal das emissoras nas operadoras de TV por assinatura NET, Claro, Embratel, Sky, Vivo e Oi.
A Simba concordou em disponibilizar o sinal novamente às operadoras, já que, segundo a empresa, a intenção é não prejudicar os consumidores enquanto as negociações não forem concluídas. “Esta é mais uma conquista obtida com o diálogo entre Associação de Consumidores e fornecedores de serviços que, beneficiará milhões de pessoas”, avalia Henrique Lian, diretor da Prosteste.
Em março deste ano, o sinal das emissoras deixou de ser exibido nessas operadoras com o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. A Simba Content, joint-venture das três emissoras, foi criada para negociar valores para a inclusão dos canais HD nos pacotes de TV por assinatura. Porém, segundo elas, não houve acordo para esses valores ao contrário do que acontecem com os canais pagos nacionais e internacionais, de acordo com o que seria previsto pela Lei 12.485 de 2011. As emissoras alegaram que outras emissoras possuíam o acordo e eram remuneradas por isso.