Fazendo uso de Inteligência Artificial, Seeing AI, permite “ver o mundo em uma experiência auditiva”, reconhecendo pessoas, objetos, cenas, textos, produtos e muito mais
A Microsoft lançou Seeing AI, um aplicativo de smartphone que usa visão computacional para descrever o mundo aos deficientes visuais. Fazendo uso dele, o usuário só precisa apontar a câmera do celular para informações como a descrição de uma cena ou reconhecimento de uma pessoa (e até mesmo idade e o humor dela), produto, texto e cédula de dinheiro, tudo isso via Inteligência Artificial (AI).
Com protótipo apresentado em março do ano passado, o aplicativo foi liberado hoje para download gratuito via iOS (dispositivos da Apple), apenas nos EUA. Ainda não existem informações para versões em Android e abrangência em outros países.
Dentro de sua proposta, o Seeing AI, proporciona narrações ao usuário a respeito de pessoas ao redor, identifica objetos e informa produtos via códigos de barra. Também lê cédulas de dinheiro (apenas Dólares Americanos, por enquanto) e digitaliza documentos (e os lê). Essas informações fazem uma grande diferença para o reconhecimento de um deficiente visual para objetos que seriam difíceis ou impossíveis de identificar. Isso só é possível graças às tecnologias voltadas para redes neurais, as mesmas implantadas em carros autônomos, drones e muito mais.
As funções mais mais simples do aplicativo são realizadas diretamente no próprio dispositivo, sem a necessidade de que o usuário esteja conectado à internet. Entretanto, os recursos mais forcados na Inteligência Artificial, como descrever uma cena inteira ou reconhecimento de escrita manual, necessitam de conexão.
Saiba mais a respeito no vídeo abaixo (em inglês):
Saiba mais (em inglês): www.microsoft.com/en-us/seeing-ai