“Alien 5”, ou “Alien: Awakening”, spin-off que seria uma sequencia direta para “Aliens, O Resgate” (1986), dificilmente verá a luz do dia. Foi o que disse o diretor Neill Blomkamp
Desde 2015 foram muitas antecipações e mensagens divergentes a respeito do envolvimento do diretor Neill Blomkamp (“Distrito 9”, “Elysium” e outros) no possível longa “Alien 5” ou, como chegou a ser ventilado, “Alien: Awakening”. Artes conceituais foram concebidas e mostradas nas redes sociais, deixando os fãs da franquia mundo afora em polvorosa. Mas, aparentemente, agora tudo foi por água abaixo.
Inicialmente, “Alien 5” seria um spin-off e traria de volta Sigourney Weaver como Ellen Ripley e Michael Biehn como oficial Dwayne Hicks em uma sequencia direta para “Aliens, O Resgate”, de 1986. Entretanto, apesar do apoio crescente que Neill recebeu para o projeto ao longo dos anos, parece que Fox perdeu o interesse na empreitada.
“Eu acho que está totalmente morto”, comentou Blomkamp sobre o longa ao The Verge. “Essa seria uma suposição precisa neste momento. É triste. Passei muito tempo trabalhando nisso e eu sinto que foi realmente maravilhoso. Mas, politicamente, a forma como está agora e a maneira como as coisas são, provavelmente não irá sobreviver. Ridley [Scott] foi um dos meus ídolos. Ele é tão talentoso e fez aquele filme que realmente me apontou uma direção. Quero ser respeitoso e não sair pisando neste mundo que ele criou. Acho que se as circunstâncias fossem diferentes e eu não sentisse que estava muito perto de algo que ele obviamente tem uma grande conexão pessoal, as coisas poderiam ter tomado uma forma diferente. Mas eu queria ser o mais respeitoso possível.”
Em entrevistas promovendo “Alien: Covenant”, Ridley Scott não disse que Blomkamp havia fornecido um roteiro para “Alien 5”, mencionando que apenas algumas páginas de conceitos foram fornecidas ao estúdio.
O fato é que a Fox ainda possui os direitos sobre o projeto “Alien” de Blomkamp e essa indústria nada é uma ciência exata; tudo vai depender dos resultados finais do recém-lançado “Alien: Covenant” para sabermos qual será o próximo passo da franquia: a continuação da prequela estabelecida com “Prometheus” (2012) e o mais recente título (que não anda tão bem quanto desejado) ou algo novo. Mas, pelo menos por enquanto, nada do “Alien 5” de Neill Blomkamp.
Post de Neill Blomkamp em 2015, quando o projeto estava era uma realidade e “ia bem”.