Membros originais Billy Corgan, Jimmy Chamberlin e James Iha estarão novamente juntos nos palcos
The Smashing Pumpkins, aclamada banda do rock alternativo, anunciou a “Shiny And Oh So Bright Tour”, a primeira turnê em quase 20 anos contando com os membros fundadores Billy Corgan, Jimmy Chamberlin e James Iha.
Produzida pela Live Nation, o giro inicial de 36 cidades começará em Glendale, Arizona (EUA), no dia 12 de julho, e visitará as arenas norte-americanas durante o verão (no Hemisfério Norte). Os ingressos para o “Shiny And Oh So Bright Tour” serão divulgados ao público em geral a partir da próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, e estarão disponíveis nos sites SmashingPumpkins.com, LiveNation.com e pelo aplicativo da Live Nation.
“Há cerca de 30 anos, como The Smashing Pumpkins, James Iha e eu começamos uma jornada musical no quarto de trás da apertada da casa de meu pai. E é mágico para mim que possamos nos reunir mais uma vez ao incrível Jimmy Chamberlin, para celebrar as músicas que fizemos juntos”, comemorou Billy Corgan.
O anúncio da reunião foi feito com um trailer dramático (abaixo), que contou com Ali Laenger e LySandra Roberts, as estrelas originais da capa do álbum “Siamese Dream”, de 1993.
A “Shiny And Oh So Bright Tour”, que coincide com o 30º aniversário da formação da banda, destacará a música desde o início do grupo até o ano 2000 e contará exclusivamente com o material da estreia “Gish” (1991), “Siamese Dream” (1993), “Mellon Collie and the Infinite Sadness” (1995), “Adore” (1998) e “Machina” (2000). O guitarrista Jeff Schroeder, que integra a banda desde 2007, também participará.
“Este show e performances serão diferentes de qualquer coisa que já fizemos e contará com um setlist inédito na nossa história. Pois, se essa é uma chance de um novo começo, planejamos levá-lo a um novo patamar”, acrescentou Corgan.
No início da semana, a banda negou as alegações que a baixista original D’arcy Wretzky tenha sido convidada para a reunião e, posteriormente, “desconvidada”. D’arcy disse, em uma entrevista para a BlastEcho, que Corgan havia lhe enviado um contrato que foi acordado, mas, um mês depois, disse a ela que “essa não era uma oferta real”. “Minhas desculpas a todos os fãs do The Smashing Pumpkins que estão entusiasmados com esta turnê de reunião dos membros originais da banda. Eu sei que isso também é um grande desapontamento para mim, mas não vai acontecer”, afirmou a ex-integrante.
A banda declarou que Wretzky foi “repetidamente convidada a tocar com o grupo, participar de sessões demo, ou, pelo menos, encontrar-se pessoalmente e, em todos e cada um dos casos, ela sempre adiou”.
Corgan, Iha e Chamberlin compõem três quartos da formação original do The Smashing Pumpkins, faltando apenas Wretzky.