Unreal Engine: dos games para a vida real

Primeira coletiva de imprensa no NAB Show desta conhecida tecnologia do mundo dos games já exibe algumas possibilidades em aplicações broadcast

The Mill Blackbird, da Unreal Engine | Foto: divulgação
The Mill Blackbird, da Unreal Engine | Foto: divulgação

No primeiro dia da NAB Show, a Unreal Engine realizou sua primeira coletiva de imprensa de grande porte. Lançada inicialmente pela Epic Games para o desenvolvimento de jogos de tiro em primeira pessoa, a tecnologia se tornou uma das principais e mais aclamadas técnicas para diversos gêneros e estilos de games e, em breve, pretende também revolucionar as produções audiovisuais na indústria broadcast.

De fato, a capacidade de renderização em tempo real do sistema já está encontrando aplicações práticas. Anunciado no meio do ano passado, o The Mill Blackbird foi um dos cases destacados pela Unreal Engine, apresentando as possibilidades efetivas que o sistema trará.

As produções audiovisuais publicitárias com carros geralmente passam por diversas dificuldades que vão desde a disponibilidade do próprio carro, que pode sofrer revisões de modelos, até o acesso limitado à locais para gravações. Pensando nisso, a produtora The Mil, em colaboração com a JemFX, a Performance Filmworks e a Keslow, criaram o Blackbird.

Trata-se de um “carro-plataforma” que pode ajustar seu chassi para coincidir com o comprimento e largura exato de praticamente qualquer carro, permitindo a gravação em qualquer lugar e hora, sem a necessidade do carro real. Com um motor elétrico, o Blackbird pode ser programado para imitar as curvas de aceleração e mudanças de embreagem de qualquer carro, além de oferecer uma suspensão ajustável para alterar a altura, rigidez e amortecimento da direção, replicando as características típicas de direção dos veículos.

O Blackbird é capaz de capturar imagens e dados de alta qualidade graças ao seu conjunto de câmeras e sua unidade de estabilização feito sob medida. Uma combinação de imagens HDR e escaneamento 3D à laser gera uma versão virtual dos ambientes, produzindo renderizações de computação gráfica realísticas que, agora, em colaboração com a Unreal Engine, podem ser visualizados em tempo real pelo diretor de fotografia para ajustes otimizados e mais próximos do resultado final durante as gravações.

Outro case interessante apresentado durante a coletiva é do reality show “Lost in Time”, da norueguesa The Future Group, que une a realidade com elementos de videogames e realidade aumentada. Confira o teaser:

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