Gigantes do ramo automotivo e da tecnologia para computadores se unem para disputar o futuro mercado para carros autônomos
A Volvo anunciou uma nova iniciativa para colocar seus próprios carros autônomos, auto-dirigidos, na estrada até 2021. Para tornar isso possível, a gigante automobilística sueca se aliou à Autoliv (uma empresa sueco-americana que fabrica sistemas de segurança automotiva) no desenvolvimento do software necessário, e firmou parceria com a fabricante de chips Nvidia para o fornecimento da parte da computação em si.
Os carros autônomos da Volvo serão alimentados pelo “supercomputador” Drive PX, da Nvidia, uma matriz de hardware personalizada projetada especialmente para carros auto-dirigidos. O Drive PX2 pode processar dados de 12 fluxos de vídeo ao mesmo tempo, bem como sistema de estabilização, radar e sensores ultrassônicos.
Nvidia e Volvo já usaram a plataforma PX para um esquema de piloto autônomo experimental chamado “Drive Me”, anunciado no início deste ano. A nova iniciativa, entretanto, visa que a auto-condução seja direcionada diretamente para o consumidor final. O software de auto-condução produzido pela Autoliv e a Volvo também estará disponível para vender a outras montadoras, fazendo com que a receita não seja exclusivamente dependente do projeto principal.